PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL NO FOCO DE ESPECIAL INTERESSE CULTURAL CALÇADÃO NO III PLANO DIRETOR
Trabalho apresentado para a conclusão do curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa cidade, espaço e território sob orientação do Prof° Dr° Sidney Gonçalves Vieira.
BANCA EXAMINADORA:
Prof. Dr° Sidney Gonçalves Vieira – Orientador
Prof. Drª Maria de Fátima Bento Ribeiro - Membro Externo
Prof. Dr° Fábio Vergara Cerqueira
RESUMO
O trabalho em questão denominado como proteção do patrimônio histórico e cultural no foco de especial de interesse cultural calçadão no III Plano Diretor, em vigor desde janeiro de 2009, trata da denominação de uma área no centro da cidade de Pelotas como relevância no campo patrimonial.
Tal área denominada pelo II Plano Diretor de 1980, como zona de comércio central, agora é valorizada em nova legislação de planejamento e ordenamento urbano como de interesse cultural, desta forma ocorre uma mudança importante em um espaço consolidado como comercial. Restaram nesta área poucos exemplares que integram o inventário dos imóveis localizados na zona de preservação do patrimônio cultural de Pelotas. Aliado a isto existe na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que trata da ordenação do aparato publicitário no cidade de Pelotas, assim este aspecto em especial é levado em consideração durante a dissertação
Assim, encadear a constituição do patrimônio histórico e cultural, no caso o arquitetônico como elemento conformador da paisagem urbana dentro de uma área predominantemente comercial é foi o objetivo deste trabalho. Como conciliar o urbanismo comercial e a preservação da paisagem urbana, com especial atenção a denominada poluição visual.
Palavras chave: Patrimônio Cultural, Urbanismo Comercial e Poluição Visual.
Defesa: Dezembro de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário