Discussões de políticas de fronteira
As discussões envolvendo políticas de fronteira tiveram início na cidade de Santana do Livramento, em 12 de julho de 2010, quando a cidade de Jaguarão foi eleita como sede para a realização do Seminário de Políticas Públicas e Estado no Âmbito da Cultura. Esse encontro teve como objetivo apoiar o processo de transformação da realidade, reconhecendo a zona de fronteira como um território de identidade próprio e fortalecer o processo coletivo de criação de políticas de Estado como foco nos assuntos de fronteira.
Em agosto do mesmo ano, ainda na cidade de Santana do Livramento, foi entregue um documento sobre questões pontuais para os avanços da fronteira aos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Uruguai Jose Mujica.
Nos dias 29 e 30 de agosto, em Rio Branco, Uruguai, e Jaguarão, aconteceu a Conferência de Cultura de Fronteira e Seminário de Integração Cultural. Esse evento foi organizado pela UNIPAMPA, Prefeitura Municipal de Jaguarão e Comissão Binacional de Cultura. Essas movimentações sobre o tema estão sendo chamadas de “Fronteiras Culturais”, e a professora Maria de Fátima destaca que esses movimentos se complementam na busca de políticas públicas e de projetos de desenvolvimento para essa região de fronteira.
Foto:
Santana do Livramento quando foi entregue a Carta da Fronteira.
Na foto diretora Maria de Fatima Bento Ribeiro, Prefeito Claúdio Martins, Secretário de Cultura Alencar Porto, vereadora Thiara Gimenez,professor Mauricio Vieira, Diretor de Patrimônio Alan Dutra Melo e a reitora da Unipampa professora Maria Beatriz Luce.
Meus Livros Impossíveis – 2
Há 4 horas
Profª.Maria Bento querida,
ResponderExcluirEternamente grata por toda contribuição ao nosso trabalho, especialmente por este blog riquíssimo para nos alimentar culturalmente.
Abração e que tenhas muita luz na missão.
Marly Cuesta
Rep.dos Pontos de Cultura do RS na CNPdC
GT-Cultura FSTemático2012 e FSM