quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Aldyr Schlee é vencedor do Prêmio Fato Literário 2010

Foram conhecidos nesta segunda-feira, 15, os vencedores do Prêmio Fato Literário 2010. O júri oficial, formado por escritores, jornalistas, representantes de entidades ligadas ao meio literário e por membros da comunidade cultural gaúcha, escolheu o escritor jaguarense Aldyr Garcia Schlee como vencedor da categoria personalidade, e a ONG Cirandar como projeto literário. Na modalidade de votação popular, realizada por meio de cupons e internet, foi eleito o Projeto Festipoa Literária.

Nascido em Jaguarão, em 22 de novembro de 1934, o escritor, jornalista e tradutor Aldyr Garcia Schlee tem boa parte de sua obra apoiada em questões identitárias e nas relações de fronteira entre o Estado e o país vizinho.

A professora da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Campus Jaguarão, Maria de Fátima Bento Ribeiro, esteve presente no evento de premiação juntamente com o diretor de patrimônio de Jaguarão, Alan Melo. Para Maria de Fátima, foi uma emoção poder compartilhar o momento de reconhecimento ao talento do trabalho de Schlee.

Ela destaca ainda que o escritor é uma referência internacional, principalmente no Uruguai, e que tem dado sua contribuição aos alunos da Universidade: “Ele é um escritor que escreve as nossas histórias de fronteira, do pampa brasileiro e uruguaio, e tem seguidamente dado a sua contribuição para os nossos alunos, participando de eventos organizados pela nossa Universidade. Sem dúvida, ao refletir e compartilhar sua forma de escrita e a sua visão de fronteira, é um aprendizado”.

Ao problematizar esse espaço que une os povos, a Fronteira, a professora ressalta que o Schlee dá uma “inestimável contribuição revelando a nossa literatura de caráter sofisticado e que não se esgota no regionalismo e sim avança além das fronteiras”.

No dia 27, Aldyr Schlee lançará seu livro Don Frutos na 2ª Feira Binacional do Livro de Jaguarão.

O Prêmio Fato Literário, iniciativa do Grupo RBS com apoio da Caixa Econômica Federal, acontece anualmente desde 2003 e objetiva prestar reconhecimento e premiar a instituição, personalidade, obra ou evento que tenha se destacado e marcado fortemente o cenário da literatura no Rio Grande do Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário