quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Educação, políticas e ações afirmativas foram pauta no primeiro dia da Consciência Negra

Com o salão do Clube 24 lotado, a atividade de abertura da 2 Semana da Consciência Negra marcou um novo tempo relacionado à temática afro brasileira em Jaguarão.

O espaço escolhido para desenvolver as atividades é simbólico. O Clube 24 de Agosto, além de ser um espaço de lazer, vem se transformando também em um espaço de resistência da cultura negra jaguarense. As falas do Prefeito Cláudio Martins, da Diretora da UNIPAMPA Maria de Fátima Bento Ribeiro e do representante da UNEGRO José dos Santos giraram em torno das ações desenvolvidas no resgate e valorização da cultura afro brasileira, tanto em Jaguarão como no Brasil, e na musicalidade negra, principalmente o RAP, como um manifesto popular do povo negro.

Para o Prefeito Cláudio Martins, o avanço nas políticas públicas voltadas para o povo negro, é um avanço social e estrutural da sociedade em geral. “Quando falamos em avançar em políticas públicas para o povo negro, falamos em avançar como Brasil, de uma forma geral. Precisamos cada vez mais pensar formas de inclusão desta comunidade que ajudou a construir este país”, afirmou.

Para coroar a noite e transmitir axé para o restante da programação, houve apresentação de dança afro e tambores, com Preto e Jorge de São Lourenço do Sul. As atividades continuam durante a semana com oficinas de arte à tarde, ministrada pelos artistas do Quilombos Urbanos e palestras durante a noite.

Fonte: Secult- Jaguarão

Nenhum comentário:

Postar um comentário