sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Unipampa discute patrimônio e turismo em Quarai

No último dia 28 de julho a Unipampa esteve presente na cidade de Quarai através da diretora do campus de Jaguarão e professora do curso de História e Turismo, Maria de Fátima Bento Ribeiro  e o professor da mesma unidade no curso de Turismo, Alan Dutra de Melo. Os professores palestraram durante a reunião dos secretários de cultura da fronteira oeste, em  uma mesa de discussão envolvendo o tema da “preservação do patrimônio histórico e desenvolvimento turístico”.
Durante a explanação foram destacados a importância dos diagnósticos e potencialidades dos atrativos locais, citando em especial o Centro de Interpretação do Pampa que deve ser licitado ainda este ano em Jaguarão, projeto que vai recuperar as Ruínas da Enfermaria Militar.
Ao final do evento o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Saul Rosa Castro falou da importância histórica e do legado arquitetônico que a cidade possui, bem como a sua inserção territorial situada na fronteira uruguaia  com a cidade de Artigas. O secretário destacou um bem em especial que merece atenção, trata-se das Ruínas do Saladeiro São Carlos, onde hoje esta localizado o Parque Dyonélio Machado. O local hoje precisa de manutenção estando em melhores condições o antigo escritório da charqueada que hoje funciona como creche, o restante do espaço poderia ser melhor aproveitado.
A professora Maria de Fátima e o professor Alan estiveram no local da Charqueada e ficaram entusiasmados com o local, e ela como historiadora  aponta que  as ruínas constituem-se em um monumento importante que representa os primórdios do capitalismo industrial no Rio Grande do Sul. No que se refere ao turismo o professor aponta para a grande dimensão do parque que pode comportar empreendimentos, dentro os quais na esfera educacional que poderiam dar mais sustentabilidade, permitindo também um aproveitamento turístico do local.
 O Secretário de Cultura e Turismo agradeceu a disponibilidade da Unipampa em dialogar com o desenvolvimento da região e comentou ainda que tem sido aventada a possibilidade da utilização do espaço do saladeiro em um projeto turístico binacional onde poderá ser implantado um teleférico entre Quarai e Rivera utiliando recursos do Mercosul. Mas que tem a intenção de ampliar o debate sobre a tema e assim convidou a Unipampa para compor uma parceria e realizar um evento ainda neste semestre com vistas a potencializar a discussão e agregar agentes que possam contribuir com o desenvolvimento e implantação de propostas.
A pró-reitora de extensão da Unipampa, Vera Medeiros destaca que esta ação e muito bem vinda pois pode criar e fortalecer os laços extensionistas que formam um dos pilares da instituição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário