segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Centenas de pessoas participam da exposição 200 anos de Administração Pública no RS

O trabalho é apresentado através de 10 painéis que servem de apoio ao entendimento da história do estado, então denominado como Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul e do Brasil Imperial ainda subordinado a Portugal nos idos de 1808. Compõe ainda a exposição um livro com a transcrição de correspondências enviadas pelo Governador da época às autoridades que estavam no Rio de Janeiro e em Lisboa bem como as respostas recebidas, contidas em um CD.


Na abertura do evento, o Presidente do Instituto Simões Lopes Neto (Pelotas), Henrique Pires, falou sobre o objetivo e a importância da exposição. Na oportunidade ele ainda afirmou que o momento assinala uma parceria que o Instituto pretende firmar com Jaguarão. A ideia é de que a instituição pelotense esteja presente na Feira do Livro do município e ainda seja uma parceira do Cine-Clube.

O Prefeito Cláudio Martins fez uma abordagem sobre a crise de identidade histórica e cultural do município, onde resgatou momentos importantes da história de Jaguarão. Ele destacou que à Câmara do Município, foi a primeira a reconhecer o estado riograndense.

Encerrando sua fala, o Prefeito ressaltou a importância dos jaguarenses se apropriarem de sua história. “Mais do que reconhecermos nosso passado histórico, é fundamental projetar nosso futuro e caminhar para o desenvolvimento do município”, finalizou, enfatizando o importante trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo.

A Diretora da Universidade Federal do Pampa de Jaguarão, professora e historiadora, Maria de Fátima Bento Ribeiro fez uma explanação sobre a proposta da exposição, destacando a relevância das cartas como fonte direta de pesquisa. “Esse material é muito rico no sentido de que através da leitura é possível nos transportarmos a um tempo passado e que foi escrito em tempo real. As cartas descrevem o modo de vida, as sensações e os conflitos”, avalia a Diretora que ainda apresenta as possibilidades e o excelente aproveitamento de trabalhar o material em diversas disciplinas

fonte: Secult-Jaguarão

Nenhum comentário:

Postar um comentário