terça-feira, 15 de setembro de 2009

UNIPAMPA participa do Seminário Fortes e Fortalezas no Sul do Brasil






A reitora da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Maria Beatriz Luce, participou nesta quinta-feira, dia 10, em Caçapava do Sul, da abertura do seminário “Fortes e Fortalezas no Sul do Brasil”, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com o apoio da UNIPAMPA e das prefeituras de Caçapava, Bagé e Jaguarão.

No seminário foram discutidas e apresentadas experiências sobre conservação, uso e gestão destes bens culturais em outros estados e foram estabelecidas estratégias para a preservação e dinamização dos fortes de Caçapava, de Bagé e de Jaguarão, que são tombados pelo patrimônio nacional ou em vias de finalização do processo de tombamento, como é o caso do forte do Cerro da Pólvora em Jaguarão.

Estavam presentes a superintendente do IPHAN, Ana Lúcia Meira, o arquiteto Cyro Corrêa Lyra, assessor da presidência do IPHAN e representantes do Exército como o general Juarez Aparecido de Paula Cunha, diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército e o Coronel Edson Silva de Oliveira, Diretor do Museu Histórico do Exército e Comandante do Forte de Copacabana.

A participação da UNIPAMPA é de suma importância neste processo de conservação e divulgação dos fortes do Rio Grande do Sul. A Reitora Maria Beatriz Luce registrou a parceria nos projetos relacionados com o patrimônio histórico e cultural da região, bem como os de educação patrimonial.

Estavam também no evento o diretor do Campus Caçapava, Maximilian Fries, a diretora do Campus Jaguarão, Maria de Fátima Bento Ribeiro, a diretora do Campus São Borja, Denise da Silva o coordenador do curso de Ciências Sociais, Domingos Sávio Campos de Azevedo a professora Miriam Cristina Carniato do campus de Jaguarão, o prefeito de Caçapava, Zauri Tiaraju de Castro, o vice-prefeito de Jaguarão, Fred Nunes, o presidente da Câmara de Vereadores de Bagé, Silvio Machado, e vereadores e secretários de Educação, de Cultura e de Turismo das três cidades envolvidas

Foto: Ana Lucia Meira, Denise Silva, Maria de Fatima, Coronel Edson Silva Oliveira, Miriam Carniato.
Fonte:ACOM/Unipampa

Nenhum comentário:

Postar um comentário