terça-feira, 1 de setembro de 2009

Parceria entre Prefeitura, Unipampa e IPHAN

No dia 25 de agosto estiveram reunidos em Porto Alegre, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN,a historiadora do Instituto Beatriz Munis Freire, o Diretor de Patrimônio Históricode Jaguarão Alan Melo, a Diretora da Unipampa Jaguarão, Profª Maria de Fatima Bento Ribeiro e também o Profº Carlos Rizzon.

O motivo do encontro são as próximas atividadesorganizadas ou apoiadas pela Prefeitura Municipal de Jaguarão e Unipampa. O primeiro ocorre em Caçapava do Sul, nos dias 10 e 11 de setembro, e vai tratar de fortes e fortificações no sul do Brasil. Neste sentido deve ser apresentado um trabalho sobre o Forte do Cerro da Pólovora que iniciou a ser construido e nunca foi concluido, bem como o caráter singular e de importância no campo do patrimônio histórico e cultural que pode ser identificada em edificações existentes na zona rural com aspecto de fortins ou fortificação residencial.

O outro evento que conta com a organização em conjunto com as instituições citadas e o Istituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual é o Seminário Internacional do Bioma Pampa, que irá acontecer em Jaguarão nos dias 12, 13 e 14 de novembro. Trata-se de um evento que deve discutir a importância da paisagem cultural expressa no Bioma pampa tanto nos elementos culturais e ambientais. Outro ponto importante do evento esta na previsão de apresentação pública da proposta contratada para o Museu do Pampa nas "ruínas da antiga Enfermaria Mililtar", que envolve o projeto arquitetônico e a expografia.

Desta forma o evento vai contar com pesquisadores de diversos pontos do país e até mesmo de paises vizinhos, tendo reservado ainda com um espaço própio para apresentação de trabalhos acadêmicos, posicionando a Universidade Federal do Pampa Campus Jaguarão como instituição de ensino e pesquisa, envolvendo dentre outros os temas, o patrimônio histórico cultural da fronteira, o turismo, discutindo assim as suas diversas potencialiades enquanto objeto de formação profissional e fonte de pesquisa.

Fonte: Secult-Jaguarão

Nenhum comentário:

Postar um comentário