quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

UNIPAMPA promove curso sobre Balanced Scorecard

Durante a ultima semana de novembro, aconteceu em Bagé o curso de Planejamento na Administração Pública com o Método Balanced Scorecard (BSC), ministrado de 29 de novembro a 2 de dezembro pelo instrutor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Giovani Souza Filho. O curso, promovido pela UNIPAMPA por meio do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (NUDEPE) e realizado pela ENAP, vem agregar competências aos gestores na realização de suas atividades, nos diversos espaços institucionais onde se faz planejamento.
A turma é formada por servidores de todos os campus e da reitoria que atuam em atividades nas quais os conhecimentos dos conteúdos atenderão ao propósito de melhoria na qualidade da gestão. A atividade tem duração de 32 horas/aula e apresenta o seguinte programa:

1. Planejamento Estratégico nas Organizações Públicas:

* O Ciclo de Planejamento do Governo Federal;

* A Missão, Visão e Valores;

* Análise Estratégica do Ambiente Interno e Externo;

* Mapa Estratégico;

* Indicadores e Metas Estratégicas;

* Projetos Estratégicos e Planos de Ação;

2. Implementação do Planejamento Estratégico:

* Planejamento Estratégico no cotidiano das Organizações Públicas;

* Os desafios da implementação do Planejamento Estratégico nas Organizações Públicas;

* Planejamento Estratégico e a Mudança Organizacional;

* Apresentação do Caso da Gestão Estratégica da Secretaria Executiva do MJ;

* Fórum de Discussão.

O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia criada por David P. Norton e Robert S. Kaplan e propõe um sistema de gestão preocupado com a implementação do planejamento (da estratégia), sobretudo com o alcance dos resultados propostos pelos objetivos organizacionais.

Giovani Souza Filho é doutor em Ciências Militares, e possui especialização em Administração, Gerência de Projetos, Gestão por Processos, dentre outras. É consultor e professor em diversos cursos e treinamentos na área de gestão governamental e corporativa em universidades e entidades como a ENAP e ESAF – Escola de Administração Fazendária.

Evaldo Gall Júnior para Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário