sexta-feira, 18 de março de 2011

UNIPAMPA PARTICIPA DA 4ª REUNIÃO DAS CIDADES HISTÓRICAS DO RS EM CAÇAPAVA DO SUL

No último dia 16 de março foi realizada a 4ª Reunião para a criação da Associação das Cidades Históricas do Rio Grande do Sul, e teve como pauta principal a discussão sobre a formação da associação, estatuto social e eleição da primeira diretoria.
A abertura do evento foi realizada no Karlton Hotel em Caçapava do Sul com a presença do Prefeito de Congonhas, Anderson Cabido, Presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Na oportunidade apresentou a experiência da associação mineira que começou suas atividades no ano de 2003 e hoje conta com resultados efetivos para a valorização do seu patrimônio cultural e o desenvolvimento do turismo cultural de forma efetiva e integrada.
Na sequencia a superintendente do IPHAN no RS, Ana Meira, apresentou o Plano de Ação das Cidades Históricas e o seu andamento nas 13 cidades do estado que integram o programa em virtude de possuírem bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Fazem parte as cidades de Jaguarão, Pelotas, Rio Grande, Piratini, Santa Tereza, Santo Amaro, Caçapava do Sul, Antonio Prado, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Nicolau, São Miguel das Missões e Bagé. Estas são as cidades integrantes da associação gaúcha.
A Unipampa desde a primeira reunião ocorrida em Jaguarão se fez presente nas discussões e encaminhamentos acreditando na potencialidade das cidades e da riqueza presente no patrimônio material e imaterial. A Diretora da Unipampa, Campus Jaguarão destacou a importância da especificidade e da potencialidade da história e da cultura da fronteira, pois é um dos fortes elos de ligação entre estas cidades.
Esteve presente o Professor do Curso de Tecnologia em Turismo Alan Dutra de Melo que contribuiu com a discussão para a formação da associação a partir da percepção da necessidade de formação de novos arranjos turísticos tendo o patrimônio cultural como um dos elementos que relacionam a economia da cultura e do turismo.
Ao final da reunião foi eleito o primeiro Presidente da Associação das Cidades Históricas do Estado do Rio Grande do Sul, e por aclamação foi escolhido o Prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins, e na vice-presidência ficou a cidade de São Nicolau na região das Missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário