quarta-feira, 2 de março de 2011

Grito de Asencio

No inicio do século XIX, a Expressão “Banda Oriental” era utilizada para denominar uma zona geográfica, carente de unidade política e de uma estrutura administrativa conjunta.
Nela vivia uma população heterogênea, com fatores e elementos dissolventes que não tinham formado uma consciência coletiva.
O território formava parte da Coroa Espanhola e era objeto de reiterados atos de ocupação e conquista pela parte de Portugal. Em 1801 a ocupação das Missões Orientais estendeu as posses lusitanas até a confluência dos rios Uruguai e Ybicuy.
Assim, os territórios da Coroa Espanhola na Banda Oriental ficaram reduzidos as jurisdições correspondentes a Buenos Aires e aos governantes de Montevidéu. Nesse momento, as posses espanholas na Banda Oriental aproximavam-se as quarenta mil pessoas distribuídas em pouco mais de vinte povoados.
A cidade de Montevidéu reunia quase a metade dessa população;
População:
- Montevidéu; cidade-porto em um período de desenvolvimento comercial.
- Campanha; zonas isoladas, dedicadas à cria e aproveitamento de gado.

Em esta época, encontramos ao Ilustre, baixo as ordens das autoridades espanholas, as quais tinham-lhe encomendado a tarefa de ajudar a Félix de Azara, em um estudo na campanha oriental para fazer uma divisão de terras.
Esta obra serviria a José Artigas para seu futuro regulamento de terras. Devido a sua grande experiência nas atividades do campo, foi designado como Ajudante Major do Corpo de Balndêngues, que tinha como missão combater a delinqüência na campanha e perseguir o contrabando.
Iniciada a Revolução de Independência, Artigas toma a decisão de afastar-se do Corpo de Blandêngues na cidade de Colônia no Uruguai, e apresenta-se diante das autoridades bonaerenses para oferecer seus serviços. Ali nomearam-no chefe das forças, aquelas que conseguir reunir, e traslada-se por fim a Campanha Oriental, iniciando logo a Revolução. Os povos do interior, pouco a pouco, ir-se-iam somando a Revolução.

GRITO DE ASENCIO

O primeiro Grito de Liberdade, seguindo ordens de Artigas deram-no perto de Mercedes, as margens do Arroio Ascêncio, um grupo de “gauchos” dirigidos por Pedro Viera e Venâncio Benavides, no dia 28 de fevereiro de 1811.
Este chamado de liberdade que se conhece pelo nome de “Grito de Ascêncio”, encontrou eco em toda a campanha. Na madrugada do dia 28 ocuparam a população de Mercedes. No dia 20 de Abril, caiu “El Colla” (atualmente, Rosário, Ar.) Dia 23, nomearam Artigas como Chefe Provisório do Exército Oriental, dia 25, Manuel Antonio Artigas, irmão de José, invade São José, este morreu no dia 24 de maio a conseqüência de uma ferida no pé que sofreu nesta ocasião.

COMBATE DE SAN JOSE

Foi então que, Artigas, diante de todos seus “gaúchos”, dirigiu-se a praça de Montevidéu para liberar completamente a todo o território Uruguaio. Quando se encontrava a cinco léguas ao norte da cidade, os espanhóis saíram ao seu encontro, ao mando do Capitão de Fragata, José Posadas.





Texto recebido do consulado de Jaguarão

Nenhum comentário:

Postar um comentário