sábado, 29 de outubro de 2011

Brasil paga energia de Itaipu para Paraguai

Governo Dilma desembolsou 36 milhões de reais



Usina Binacional de Itaipu é a maior do mundo. Em 2008, firmou o recorde de 94.685 GWh produzidos (Foto: Bergie/Wikimedia Commons)

 




Pedro Borges 

O Brasil enviou, no dia 18, 36 milhões de reais para os cofres paraguaios. A quantia paga a parte da energia paraguaia produzida em Itaipu de maio a agosto desse ano que foi utilizada pelo Brasil. O valor só chegou a esse número porque o Senado brasileiro aceitou pagar mais pela energia paraguaia produzida na hidrelétrica. Fernando Lugo, presidente do Paraguai, afirmou, também no dia 18, que o dinheiro chegaria aos cofres do seu governo em cinco dias.
O sucesso da medida é a concretização de uma das suas maiores plataformas de governo. Em 2008, durante a sua campanha eleitoral, Lugo defendeu o aumento dos valores pagos pelo Brasil a sua nação. As negociações para que isso acontecesse se iniciaram no governo Lula. Em 2009, um acordo diplomático entre as partes selou aquilo que só se concretizou agora. Maria Ribeiro, doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas, acredita que a medida é um passo importante para o avanço da política externa brasileira, pois fortalece a aproximação entre as nações. A pesquisadora enfatiza que o Paraguai chegou a anunciar a sua saída do Mercosul caso o acordo não fosse efetivado.
A usina de Itaipu tem 14 mil megawatts de potência e produz 19% da energia consumida no Brasil e 91% da paraguaia. Mesmo o tratado de Itaipu de 1973 tendo firmado que cada país teria o direito de consumir 50% da produção, o Paraguai só utiliza 5% da energia transformada, pois vende os seus outros 45% para o Brasil.

Fonte:http://www.mundodigital.unesp.br/webjornal/materia.php?materia=2139

Nenhum comentário:

Postar um comentário