segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Campus Jaguarão evento internacional de Dança e Integração

O Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) participou na semana de 10 a 14 de outubro do evento Dança, comunidade e integração: A fronteira limite ou espaço imaginário para a criação, promovido e organizado pela RED Lazos (coletivo composto por bailarinos uruguaios, venezuelanos, peruanos, bolivianos e argentinos), Prefeitura de Jaguarão, Alcaldía de Rio Branco e UNIPAMPA, em parceria com o Ministério da Educação e Cultura do Uruguai e Embaixada da Venezuela.

O encontro promoveu experiências culturais comunitárias e de dança integrativa em populações com descapacidades múltiplas, e articular reflexão e formação em torno das linhas teóricas, metodológicas, artísticas e ideológicas que nutrem o trabalho comunitário. Além das apresentações, o evento Dança, comunidade e integração terá oficinas e mesas redondas que irão debater políticas públicas para a dança, trabalho em rede, dança comunitária, entre outros temas.

A agenda iniciou,10 de outubro, com a mesa de abertura Cultura, comunidade e integração, da qual participaram Leonardo Rodríguez Borges, diretor de Cidadania Cultural do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai, e Marcelo Azevedo, diretor de Cidadania Cultural da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul. Em seguida, uma apresentação artística da APAE iniciou a exposição de inclusão a partir da dança integrativa. O Agregado para Assuntos Culturais da Embaixada da República Bolivariana da Venezuela no Uruguay, José Jesús Gómez, proferiu a conferência O sistema nacional de Orquestras da Venezuela", um modelo de inclusão social através da música. O prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins, prestigiou a abertura das atividades.

O diretor de Cidadania Cultural do Ministério da Educação do Uruguai, Leonardo Rodrígues Borges, que abordou a importância da cultura como um direito que deve permitir o acesso a todos, e citou os projetos que desenvolvem no país vizinho. Um dos destaques é a Usina Cultural, na verdade um ônibus móvel com equipamentos para produção cultural. Borges mencionou ainda as trativas em andamento com o Ministério da Cultura brasileiro para a instalação de pontos de cultura na fronteira.


Projeto de Formação Continuada discute fronteira, dança e inclusão social em Jaguarão

A UNIPAMPA Campus Jaguarão integra o evento através do projeto do edital de Formação Continuada, proposto pela Pró-Reitoria de Extensão da universidade com recursos do Ministério da Educação. Durante a abertura, realizada na segunda-feira, a artista uruguaia Tamara Chiz apresentou coreografia com alunos da APAE que "emocionou a todos", de acordo com a diretora do Campus e coordenadora do Projeto, professora Maria de Fátima Bento Ribeiro, que destaca a importância de políticas públicas que integrem educação e cultura. O professor Alan Melo, que também participa da coordenação do projeto, diz que a atividade alcançou os seus objetivos, pois a formação continuada permitiu aos diversos atores sociais compartilhar experiências, projetos e formar laços de inclusão social

Fonte: ACOM/Unipampa

Nenhum comentário:

Postar um comentário