quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Campus sedia encontro “Economia e Sociedade no Mundo Antigo”

As universidades federais do Pampa (UNIPAMPA) e de Pelotas (UFPEL) unem-se para promover o encontro “Economia e Sociedade no Mundo Antigo”, o qual promoverá debate sobre a economia e sociedade antigas durante os dias 11 e 12 de novembro nas cidades de Jaguarão e Pelotas. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no dia e local do evento, junto à equipe de credenciamento. Na sexta-feira, o seminário ocorre no Campus Jaguarão da UNIPAMPA, e no sábado, no Auditório do Instituto de Ciências Humanas da UFPel.

O destaque do evento é o conferencista Jean Andreau , Professor e diretor de pesquisas emérito da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Andreau dedica-se à economia e sociedade antiga desde a década de 1960, sendo um dos principais estudiosos contemporâneos sobre o tema.  Convidamos a comunidade acadêmica a participar deste fórum privilegiado para debater.
Conforme os organizadores, no último terço do século XX, com a ênfase dada à cultura, a temática da economia do Mundo Antigo recebeu menos atenção. A conjuntura atual requer uma retomada dos estudos econômicos, a partir de novas perspectivas, em suas interfaces com a sociedade. Reveste-se de especial importância conhecer o trabalho de historiadores do Mundo Antigo que mantiveram a economia no foco, em diálogo com outras problemáticas e com as tendências historiográficas atuais.
Baixe a programação completa do encontro.
Currículo resumido de Jean Andreau: Professor e diretor de pesquisas emérito da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Antigo Elève da École Normale Supérieure, Antigo Membro da École Française de Roma, Fellow de Churchill College (Cambridge), Membro fundador da Academia Europaea, Membro do Institute for Advanced Study, Princeton. Medalha de bronze e de prata do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas da França (C.N.R.S). Professor Associado das seguintes Universidades: Univertá degli studi di Perugia (Itália), Universitá di Roma La Spienza (Itália), University of Michigan, Ann Arbor (E.U.A), Getty Center de Los Angeles, University de Princeton, Universidade de Buenos Aires, Universidade de Tókio.
 Aline Reinhardt para Assessoria de Comunicação Social
http://porteiras.unipampa.edu.br/jaguarao/index.php?option=com_content&view=article&id=463:campus-sedia-encontro-economia-e-sociedade-no-mundo-antigo&catid=1:noticias-unipampa&Itemid=62
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário