terça-feira, 22 de novembro de 2011

Curso de Tecnologia em Turismo realiza pesquisa sobre satisfação em eventos

                No último dia 20 de novembro alunos do curso de turismo realizaram uma pesquisa de satisfação de eventos na prova de veloterra que aconteceu no domingo a tarde na pista para esta atividade próximo a entrada da cidade. A atividade integra o estágio de final do Curso de Tecnologia em Turismo da Unipampa, que no próximo semestre forma sua primeira turma, e estes estudantes estão vinculados através do Convênio existente entre a Unipampa e Prefeitura Municipal de Jaguarão, e assim cumprem suas atividades necessárias para a colação da grau na Secretaria de Cultura e Turismo.
                O professor Alan Dutra de Melo que coordena a atividade de estágio profissional neste semestre considerou exitosa a atividade, pois esta plenamente em acordo com o eixo do curso que esta ligado no catalogo nacional de cursos ao eixo da hospitalidade e lazer. Assim trabalhamos com turismo como bem refere a formação principal mas também ao lazer, explica Melo, que formatou um instrumento simples e despretensioso, mas valioso para os acadêmicos que puderam contrapor a opinião dos professores, autores de livros da área e agora puderam ouvir a população e pessoas que visitavam a cidade. 
                Os resultados preliminares da pesquisa são os seguintes: 63% dos entrevistados, em uma amostra de 200 questionários foram ao evento novamente e 37% pela primeira vez, demonstrando o sentido da atração que tem o público este tipo de atividade.  Em relação a satisfação, 13% consideraram ótima a atividade, e 80 % como bom ou muito bom, e 2,5% ruim, contribuindo para uma análise de planejamento e investimentos públicos nesta modalidade de atividade. Em relação a sugestões, a maioria esta satisfeita como o formato, 49%, e em relação a sugestões as principais são, 11% para mais sombra, através de coberturas ou arborização e 6% para mais arquibancadas, 5% mais banheiros ou sinalização dos mesmos e 5% mais divulgação. Na seguinte questão, se os eventos são suficientes na cidade, 59% estão insatisfeitos e 34% aprovam os existentes, em relação a motivação para as respostas nesta questão a mais significativa aparece com a solicitação de mais periodicidade das atividades, com 39%. Outra questão apurada foi quanto a localização das atividades em relação a bairros ou centro, neste item 48% dos entrevistados preferem atividades no centro e 40% nos bairros. Na motivação em relação a esta questão prevaleceu certa prevalência do centro como atrator das atividades, com aproximadamente 40%, cabendo citar o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, quando diz “A arquitetura navega no âmbito da política. A ideia de uma justa urbanização, de organização dos homens nesse desejo da cidade contemporânea, não pode ser concretizada se não for planejando, experimentando, acertando, errando para fazer algo mais exitoso, e segue sobre centros, o centro deveria ser a suprema experiência do êxito, pois ali estão concentradas as melhores instalações de água, esgoto, telefonia, transporte” e ainda sobre vida pública, acena com desafios da cidade “tenho a impressão de que o inimigo da vida pública é a falta de curiosidade para saber como funcionam as coisas do mundo. A conversa, o bar, o botequim, o cinema, o teatro, o jornalismo são as principais riquezas que a cidade tem a oferecer, ela mesmo como a grande universidade do conhecimento”. Em relação a eventos nos bairros foram aproximadamente 23%, com prioridade para aproveitamento dos bairros pelos espaços amplos que estas localidades comportam e após a questões vinculadas a inclusão social.  Por fim aproximadamente 16% consideram que a dicotomia centro x bairro deve ser vista de acordo com a característica de cada evento.
 Fonte: Alan Melo               

Nenhum comentário:

Postar um comentário