terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

13ª Reunião do CONSUNI dá posse a novos conselheiros discentes

A primeira reunião do Conselho Superior Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) em 2011 teve uma pauta extensa, com temas relevantes para a instituição. Dentre os assuntos tratados, foram empossados os conselheiros representantes do corpo discente da Universidade, além da apresentação de diversas propostas normativas. O encontro do órgão máximo de deliberação e consulta da UNIPAMPA, que ocorreu nos dias 2 e 3 de fevereiro, em Bagé, foi conduzido pela reitora e presidente do CONSUNI, professora Maria Beatriz Luce.

O primeiro ato realizado na reunião foi a posse dos novos conselheiros, eleitos no final de 2010. Enquanto os representantes discentes foram eleitos em substituição aos primeiros acadêmicos que compuseram o CONSUNI, dois diretores foram escolhidos por suas comunidades acadêmicas para completar mandatos, devido às transferências dos antigos titulares. A professora Daniela Vanila Nakalski Benetti é a diretora do Campus Santana do Livramento, e o professor Eloir Missio é o novo diretor do Campus Itaqui.

Os representantes dos alunos da UNIPAMPA no Conselho são Gabriela dos Santos Martins, do curso de Nutrição do Campus Itaqui; Lucas Genésio Silveira, do curso de Zootecnia, Campus Dom Pedrito; Marcello Silva Cruz, do curso de Engenharia de Energias Renováveis, Campus Bagé; Eveline Acosta Xavier, da Licenciatura em Ciências Exatas, Campus Caçapava do Sul, e Maicon Venes Pereira, do curso de Engenharia Elétrica do Campus Alegrete, que não pôde comparecer à reunião e teve a sua ausência justificada. A 1ª suplente, Vanessa Dias Espíndola, acadêmica do curso de Serviço Social do Campus São Borja, foi empossada em representação ao colega.

Conselho aprova duas resoluções a cada reunião

Duas resoluções foram aprovadas na reunião. A primeira trata das normas para afastamentos de servidores para participação em atividades acadêmico-profissionais eternas à Universidade (RESOLUÇÃO Nº 25, de 02/02/2011), com base em apresentação das normas propostas pela conselheira e pró-reitora de Gestão de Pessoal, Cláudia Tôndolo. A outra, igualmente aprovada por todos os conselheiros, define as normas para a eleição do Conselho Curador da UNIPAMPA, que incluirá representantes da comunidade externa à instituição (RESOLUÇÃO Nº 26, de 03/02/2011), após debate acerca das propostas relatadas pela conselheira Ana Paula Ferreira.

Com isso, uma marca positiva foi alcançada: em 13 reuniões, 26 resoluções foram examinadas e decididas, uma média de duas resoluções de alcance institucional aprovadas a cada reunião.

A conselheira e diretora do Campus Dom Pedrito, professora Nádia Bucco, que também integra a Comissão Eleitoral Geral, apresentou proposta de normas para a primeira eleição geral para a Universidade. O tema segue para discussões na próxima reunião.

Outros temas foram atendidos conforme a pauta:
•Alteração do semestre de ingresso no Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, do Campus São Borja. Relator: Conselheiro Luís Eduardo Vieira.
•Plano Anual das Atividades de Auditoria Interna 2011. Relator: Conselheiro Carlos Arthur Saldanha Dias.
•Apreciação do anteprojeto do Regimento dos Campus. Comissão: Conselheiros Fernando Junges (diretor Campus Bagé), Maria de Fátima Ribeiro (diretora Campus Jaguarão) e Carlos Dutra (diretor Campus Uruguaiana).
•Criação do Hospital Veterinário como órgão complementar da Universidade e apreciação do seu Regimento. Apresentação: Conselheiro Carlos Dutra.
•Apreciação das Normas Básicas de Graduação. Apresentação: Pró-Reitora de Graduação, professora Lúcia Vinadé.
•Decisão sobre processo de escolha e posse dos Conselheiros da Comunidade no CONSUNI. Comissão: Conselheiros Frank Pahim e pró-reitora de Extensão, professora Ulrika Arns.


Além da pauta sobre projetos e decisões ainda a realizar, a reunião também dedicou espaço para informes sobre o trabalho das Comissões previstas em 2010, informes da Reitoria e assuntos de interesse geral

Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social

Fonte:http://www.unipampa.edu.br/portal/component/content/1454?task=view

Nenhum comentário:

Postar um comentário