sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

UNIPAMPA EM PIRATINI

Na tarde quente de 27 de janeiro, às 16 horas, recebi, com alegria, em meu escritório, a Professora Maria de Fátima Ribeiro, Diretora do Campus Jaguarão da UNIPAMPA, e o Professor Alan Dutra de Melo, também membro daquela universidade.

Minha alegria justifica-se pela atenção com que essa instituição demonstra para com os pleitos originados da Câmara de Vereadores de Piratini, já que as duas proposições apresentadas por mim no sentido de se estudar a possibilidade de convênio de nosso município com a UNIPAMPA - no tocante a ações de educação patrimonial e de trabalhos de extensão junto a remanescentes de quilombolas - foram prontamente acolhidas pela Magnífica Reitora Maria Beatriz Luce.

O tratamento é, de fato, atencioso. Tão logo receberam as duas correspondências enviadas por nossa Câmara de Vereadores, entraram em contato comigo para início de tratativas, o que demonstra o compromisso para com os municípios de sua abrangência.

A visita dos referidos professores teve o objetivo de buscar entender melhor as necessidades sentidas para possível projeto de educação patrimonial em Piratini. Assim, tivemos uma conversa, em torno de uma hora, onde expus a urgência, no meu entender, de se iniciar e se desenvolver, fortemente, um processo educativo junto à nossa população para que a mesma entenda o valor material e imaterial do patrimônio piratiniense.

Presenteei-lhes com meu livro de poemas "Por aqui as casas falam" e recebi do Professor Alan a belíssima publicação universitária intitulada "Educação Patrimonial: Perspectivas Multidisciplinares" que tem como organizadores o referido educador ao lado de Fábio Vergara Cerqueira, Ester Judite Bendjouya Gutierrez.

Neste dia em que o Governador Tarso Genro instalará, por um dia, o governo estadual em Piratini, sinto, fortemente, a responsabilidade de sermos a Primeira Capital Farroupilha e descobrirmos a noção de "pertencimento" dos elementos que nos fazem únicos como povo residente e ligado, de uma forma ou de outra, a uma gente que, no Século XIX, ousou forjar uma República em pleno Império.

Por isso, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL JÁ para que valorizemos tesouros arquitetônicos como a Casa de Garibaldi, o antigo Palácio da República Riograndense, o Museu Histórico Farroupilha e a significação de nosso município pelo viés de nossa gauchidade espontânea, afinal, não é por acaso que a sede do governo estadual em Porto Alegre, se chama "Palácio Piratini"!

Fonte:Fhttp://juarezmachadodefarias.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário