terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Concluído o Projeto de Restauração do Mercado Público de Jaguarão


Foto: Secretaria de Cultura e Turismo
Recentemente o Prefeito Municipal de Jaguarão, Cláudio Martins, esteve na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Porto-Alegre, juntamente com o Secretário de Cultura e Turismo, Alencar Porto, onde pode acompanhar a apresentação final do projeto arquitetônico contratado para a restauração do Mercado Público de Jaguarão. Na ocasião o grupo foi recebido pela Superintendente do IPHAN no estado, Arq. Ana Meira e demais técnicos do Instituto que assistiram atentamente a apresentação realizada pelo Arquiteto Marcelo Ferraz, da empresa Brasil Arquitetura.

A proposta foi acolhida com entusiasmo por todos, pois aponta um completo restauro do imóvel, direcionando para atividades indutoras de desenvolvimento econômico aliado ao turismo, sem descuidar com a preservação do patrimônio cultural.

Marcelo Ferraz destacou que " o Mercado deve ser um centro pulsante da cidade, para onde deve convergir as mais diversas atividades da cidade, tal como ocorre em outros locais no mundo". O projeto foi custeado em parte pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, com contrapartida da Prefeitura.

O Prefeito Cláudio Martins aponta que "o investimento que começa a ser realizado com todo o vigor no Mercado Público de Jaguarão é mais uma demonstração efetiva de como o correto direcionamento dos investimentos públicos afeta a auto-estima da comunidade e contribui para a valorização imobiliária que reflete positivamente em todos os setores da sociedade".

Finalizado o projeto, nesta semana, ele entra em análise para aprovação no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, IPHAE, em virtude do tombamento realizado nesta esfera, e também para o IPHAN em função do tombamento federal. Após, começa a etapa para captação de recursos, e dentre outros caminhos possíveis foi apontado através do IPHAN o encaminhamento através de Lei Federal de Incentivo a Cultura, e está claro que pela natureza da intervenção poderá ter apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ao final do encontro Ana Meira acrescentou que "Jaguarão esta de parabéns pela sua condução frente as políticas públicas de preservação patrimonial, em especial no cuidado com o projeto e uso dos bens, de forma que aliado ao tombamento nacional a cidade será referência no sentido de que os projetos apresentados tem contribuído para melhorias urbanísticas significativas, e que se distanciam de práticas mais simples direcionadas ao embelezamento dos bens de forma isolada".

http://www.jaguarao.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário