sábado, 19 de fevereiro de 2011

Formatura da UNIPAMPA gradua 57 novos professores em Jaguarão

Formandos da segunda turma de Licenciatura em Pedagogia e da primeira turma de Licenciatura em Letras do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) receberam seus diplomas oficiais em cerimônia de colação de grau realizada nessa sexta-feira, 18, no Cine Regente. A comunidade universitária e jaguarense puderam compartilhar o momento de grande conquista de 15 novos licenciados em Letras e 42 novos pedagogos, em cerimônia encerrada de forma emocionante com o Canto Jaguarense.
Um dos momentos mais esperados é o anúncio dos alunos merecedores da Láurea Acadêmica, por terem apresentado excepcional desempenho acadêmico. Nesse semestre, foram agraciadas Micheli Porto, pela turma de Letras, Viviane Santos, pela turma de Pedagogia Diurno, e Louise Rosa, pela turma de Pedagogia Noturno.

A oradora do curso de Letras ressaltou a caminhada de desafios que os alunos pioneiros venceram em sua graduação. “Fomos os primeiros a chegar, mas o incomodo que sentem as ostras é compensado pela beleza das pérolas”, afirmou Josiane Albanaz a seus colegas. E afirmou que terão orgulho de dizer aos futuros alunos da Instituição: “estávamos aqui quando tudo começou”. A oradora da turma de Pedagogia Diurno lembrou, em seu discurso, a importância da formação que receberam e passam a ser habilitados a exercer. “Saímos daqui hoje pedagogas, e ser pedagoga é mais que uma profissão, é uma responsabilidade com o futuro”, afirmou Verônica Lima.

A paraninfa de Letras, Cristina Boéssio, brindou seus alunos proferindo parte do discurso em espanhol, língua corrente em suas disciplinas. O oficio de mestre foi destaque o discurso do paraninfo de Pedagogia, Mauricio Vieira. “Hoje vocês começam a tornar outros sonhos possíveis, seus e de nossas crianças, de nossos jovens e adultos. Sonhem com o impossível e com o imexível, tudo depende de nossos sonhos. Os sonhos são o princípio de nossas realizações”, declarou aos afilhados.

A diretora emocionou falando sobre as lições que a fronteira oferece na convivência com o outro, com o diverso, com a diferença, e a importância de um professor estar sempre preparado para lidar com essa diferença. Para isso, citou o autor jaguarense Aldyr Schlee, ao ressaltar o aprendizado sobre a solidariedade que esse ambiente traz, já que “na fronteira há permanentemente o outro lado”. A solidariedade foi um dos compromissos ressaltados pela reitora Maria Beatriz Luce entre os que os formandos assumem no momento em que se licenciam. Ela os lembrou de seus compromissos com os familiares, com a sociedade, com sua profissão, com a humanidade e, também, com a Instituição na qual se formaram.

A cerimônia foi presidida pela reitora, em mesa composta pelo vice-reitor, Norberto Hoppen, a diretora do Campus Jaguarão e professora homenageada da turma de Pedagogia Diurno, Maria de Fátima Bento Ribeiro, a pró-reitora de Graduação, Lúcia Vinadé, o coordenador Acadêmico do Campus, professor homenageado da turma de Licenciatura em Pedagogia Diurno e Paraninfo da turma de Pedagogia Noturno, Maurício Aires Vieira, a coordenadora do curso de Letras e patronesse da turma, Adriana Nascimento Bodolay, o coordenador do curso de Pedagogia, Jeferson Francisco Selbach, a patronesse da turma de Pedagogia Noturno, Simone Barreto Anadon, a paraninfa da turma de Letras, Cristina Boéssio, as professoras homenageadas da turma de Letras Catia Rosana Goulart e Aden Rodrigues, os professores homenageados da turma de Pedagogia Noturno Arlete Feijó e Luciane Uberti, e o servidor técnico-administrativo homenageado de todas as turmas, José Carlos Soares Júnior.

Aline Reinhardt para Assessoria de Comunicação Social
Fonte: ACOM-UNIPAMPA

Um comentário: