sábado, 30 de abril de 2011

Apreciação de normas, projetos e eleição do CONCUR na reunião do CONSUNI

A reunião do Conselho Superior Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), realizada nesta quinta-feira, 28 de abril de 2011 no Campus Alegrete, continuou a apreciação das normas básicas da Graduação, com apresentação pela pró-reitora de Graduação, professora Lúcia Helena do Canto Vinadé, de acordo com parecer elaborado pela Comissão Especial: Luciana Kopp, Maristela Sawitzki, Marcelo Cezar Pinto, Maurício Vieira, Roger Machado e Eveline Xavier. A discussão das normas foi retomada a partir do artigo 58 e tratou de diversas questões relativas aos trâmites administrativos e acadêmicos gerais.

Outro item em pauta foi a recapitulação dos progressos do projeto do Centro de Interpretação do Pampa, como a recente doação realizada pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) à Universidade. O projeto de construção do Centro de Interpretação do Pampa teve efetivada a doação de área em Jaguarão e é grande a expectativa de toda a UNIPAMPA pelo começo das obras. A direção do Campus Jaguarão vem trabalhando em reuniões com órgãos de cultura em prol da iniciativa.

A cidade de Jaguarão possui diversos prédios históricos tombados, um acervo muito rico para quem trabalha com preservação histórica, e que gera uma série de recursos para a cidade. Segundo a diretora do Campus Jaguarão, professora Maria de Fátima Bento Ribeiro, projetos nessa área são possíveis quando os setores da cidade se conectam e começam a agir em conjunto, como foi feito com a UNIPAMPA, traduzindo-se num impacto na economia e na política da região, e num olhar do Brasil para o desenvolvimento local e regional.

Na etapa da tarde, o CONSUNI apreciou e aprovou as normas para os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) na UNIPAMPA. Sobre o tema, o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Vinícius Garcia, falou a respeito da importância da formação continuada e o destaque e a difusão que ela vem ganhando, com o aumento da oferta. O vice-reitor, professor Norberto Hoppen, comentou sobre a possibilidade dos cursos serem tanto auto-financiados (com mensalidades pagas ou convênios), quanto totalmente gratuitos para os participantes (com aporte da Universidade), o que faz parte da política da UNIPAMPA de democratizar e ampliar o acesso à formação superior e, também, a sua continuidade.

Eleição e datas das formaturas

A partir das 16h20, teve início a reunião extraordinária para eleição dos membros do Conselho Curador (CONCUR). Os conselheiros votaram em cédulas, individualmente, em até sete docentes, um servidor técnico-administrativo e um discente, que representarão as categorias no novo Conselho.

Houve manifestação de apoio do Campus Itaqui a um candidato, o que, conforme a reitora Maria Beatriz Luce, mostrou a organização e unidade do Campus. Foram confirmados como titulares os sete candidatos docentes homologados, além dos membros titulares e suplentes das categorias de alunos e técnicos. Sobre a instalação do CONCUR, a reitora Maria Beatriz Luce declarou:
- Esse é mais um passo, mais um órgão, mais um espaço institucional que entra em funcionamento na nossa universidade.

A reunião foi finalizada com o sorteio das datas das cerimônias de colação de grau de 2011/1. O sorteio foi acompanhado pelos representantes de cada campus.

Aline Reinhardt e Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social (crédito imagens: Vitor Almada/UNIPAMPA)
Fonte: ACOM UNIPAMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário