quinta-feira, 28 de abril de 2011

Conferência Cultura para o Rio Grande Crescer será neste final de semana 25/04/2011




dias 29 e 30 de abril de 2011, no colégio Marista, na cidade de Santa Maria.

Diálogo do governo do Estado, representado pela Secretaria de Estado da Cultura com a comunidade cultural gaúcha.

Passados dois anos desde a realização da II Conferência Estadual de Cultura (2009), a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, nos marcos do programa de governo assumido pelo governador Tarso Genro junto ao povo gaúcho, convida a comunidade cultural a participar da Conferência Cultura para o Rio Grande Crescer, a ser realizada nos dias 29 e 30 de abril de 2011, no colégio Marista, na cidade de Santa Maria.

A realização da Conferência tem por objetivo atualizar o processo democrático de orientação das políticas públicas culturais, ampliando e aprofundando as resoluções aprovadas nas etapas municipais da II Conferência Estadual, promovendo a apresentação institucional da nova gestão, estimulando a participação popular, garantindo a interlocução direta entre Estado e sociedade civil e, portanto, favorecendo a construção de compromissos concretos a serem executados pela atual gestão, e avaliados na oportunidade da III Conferência Estadual de Cultura.

Especificamente, pretende avançar na formulação do Sistema e do Plano Estadual de Cultura, em consonância com as formulações nacionais. Além disto, busca dar início à construção de Colegiados Setoriais de Cultura, a serem propostas na Conferência.
A Conferência Cultura para o Rio Grande Crescer será um processo aberto à participação, sem contar com a tiragem de delegação nas etapas anteriores. Seu texto base será oriundo da sistematização das resoluções aprovadas nas etapas municipais da II Conferência Estadual e as novas propostas que surgiram nos Diálogos Culturais.


                                                                
Programação:

Sexta-feira 29 de abril
19h- Abertura ( Ministério da Cultura, Governador, Secretário de Estado da Cultura, CEC, Assembléia Legislativa, prefeito e Codic/Famurs)
19h50min – Mesa 1- Política Cultural no Brasil – Ministério da Cultura
20h20min – Mesa 2 – Cultura para o Rio Grande Crescer – Secretário Assis Brasil e secretário adjunto Jéferson Assumção –Questões estruturantes, relação com a 2ª Conferência, Programa de Governo e Manifesto da Cultura
20h50min - Diálogo com a Plenária
22h – Encerramento
Sábado 30 de abril
09h- Mesa 1- Cidadania Cultura – Alargamento do Conceito de Cultura como direito social básico
09h25min- Mesa 2- Estética e valor simbólico – Conceito e Estrutura do Departamento Artístico Cultural
09h50min – Mesa 3- Economia da Cultura – Conceito e formas de financiamento
10h15min – Intervalo
10h30min – Retorno dos trabalhos e abertura para plenária
11h15min – Retorno da mesa e encaminhamentos da manhã
12h – encerramento Trabalhos da manhã
13h30min - Palestra sobre o papel do Sistema Estadual de Cultura
13h55min – O papel do Conselho Estadual de Cultura
14h20min – Os Colegiados Setoriais e a experiência nacional
14h45min - contribuições da plenária
15h45min – Intervalo
16h – Proposta de atividade em grupos – eixos: Colegiados,planos setoriais e suas diferentes áreas, Organização do Sistema Estadual de Cultura e acompanhamento e monitoramente das deliberações de II Conferência
16h45min – Retorno dos grupos
17h30min – Encaminhamentos Finais
18h - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário