quarta-feira, 20 de abril de 2011

Unipampa debate Politicas de Integração na Fronteira Brasil/Uruaguay

Na última quarta-feira, a UNIPAMPA sediou o encontro binacional Brasil-Uruguai denominado Reunião Informativa e de Trabalho sobre Políticas de Fronteira, em que diversas autoridades de ambos os países se fizeram presentes.
Dentre muitos assuntos debatidos nesse encontro destacam-se a naturalização de brasileiros e uruguaios das cidades limítrofes, Aduana, intercâmbio cultural, construção da nova ponte e restauração da antiga.
Em sua fala, a Diretora Maria de Fátima Bento Ribeiro destacou a importância da UNIPAMPA na região de Jaguarão, uma vez que concretiza os anseios das comunidades de fronteira e, que em consequência disso, serve como integração ainda maior entre as cidades de fronteira Brasil/Uruguai.
Os presentes a este evento puderam participar com perguntas ou reflexões a respeito de cada tema debatido pelas autoridades presentes à mesa tais como Sr. Cônsul do Uruguai em Jaguarão Dr. Daniel Julio Botta Luquin, Sr. Jorge Muiño, Sub-director General para Asuntos Consulares y Vinculación. MRREE, Sr. Nestor Rosa, Sub-director General para Asuntos Culturales. MRREE, Sr. Daniel Bentancur, Sub-director General de Asuntos Limítrofes. MRREE, Sr. Martin Lorieto, Secretario de 3º Dirección Regional América. MRREE, Sr. Jorge Durán, Responsable Programa de Frontera. MRREE, Prefeito de Jaguarão Sr. Cláudio Martins, A Diretora da UNIPAMPA, Campus Jaguarão, Maria de Fátima Bento Ribeiro, dentre outros.
Esse encontro se encerrou com a certeza de que seu propósito foi alcançado. Os debates livres e as reflexões tornaram claro que o assunto é instigante e desafiador no tange a cidades de fronteira. O assunto deixou em cada participante um desejo de que eventos desse porte aconteçam com mais frequência e, sem dúvida, a UNIPAMPA sempre estará disposta a participar e integrar parcerias na área da cultura e educação e nesse sentido o representante no evento dos Centros MEC órgão vinculado ao Ministério da Educação e Cultura do Uruguay demonstrou interesse em desenvolver projetos em parceria com UNIPAMPA.

Um comentário:

  1. Muito bom o trabalho da Unipampa na área da Integração binacional. Parabéns à Maria de Fátima.

    ResponderExcluir