quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Nova reitoria assume em Bagé

Com um clima emotivo próprio dos momentos históricos, a Assembléia Universitária de Transmissão do Cargo de Reitor e Cerimônia de Posse do Cargo de Vice-Reitor teve lugar na sede da reitoria da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a partir das 10h20. O evento reuniu autoridades municipais, estaduais e federais, integrantes do Conselho Superior Universitário, familiares e imprensa local. Presenças destacadas foram as do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, que representou o governador do Estado, Tarso Genro; o deputado federal Afonso Hamm; o reitor da universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professor Felipe Martins Müller; o vice-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no exercício da Reitoria, professor Manoel Luiz Brenner de Moraes; a reitora da Universidade da Região da Campanha (URCAMP), professora Lia Maria Herzer Quintana; o prefeito de Bagé, Dudu Colombo e o prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins.

A cerimônia teve como características a emoção e a brevidade. Após a abertura, com o hino acadêmico, a professora Maria Beatriz Luce, então já ex-reitora pro tempore, discursou sobre o histórico da criação da Universidade, a confiança que deposita na nova reitoria, citando Moacyr Scliar e Paulo Freire e agradecendo aos apoiadores, no que foi o primeiro momento emotivo da solenidade. Em seguida, a nova reitora, professora Ulrika Arns, falou ao público presente sobre o entusiasmo para seguir construindo a Universidade, a complexidade do trabalho em equipe e a necessidade de contar com a cooperação de cada integrante da comunidade acadêmica na construção das soluções.

alt alt

Em seguida, como primeiro ato oficial no cargo, a reitora Ulrika Arns deu posse ao vice-reitor eleito, professor Almir Barros da Silva Santos Neto. O professor Norberto Hoppen, ao passar o cargo para o professor Almir, teve de interromper o discurso devido à forte emoção, que seguiu marcando a sua voz durante o discurso. Hoppen se dirigiu ao novo vice-reitor falando sobre as qualidades que o ocupante do cargo deve ter - entre elas, a parceria com a reitora, a humildade e o espírito de cooperação.

Dando continuidade ao evento, a reitora Ulrika Arns deu posse à equipe de pró-reitores que vão atuar no seu mandato:
  • Pró-Reitoria de Graduação – Professora Elena Maria Billig Melo
  • Pró-Reitoria de Pós-Graduação – Professor Ricardo José Gunski
  • Pró-Reitoria de Extensão – Professora Vera Lúcia Cardoso Medeiros
  • Pró-Reitoria de Pesquisa – Professor Eduardo Ceretta Moreira
  • Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários – Professora Simone Barros de Oliveira
  • Pró-Reitoria de Administração – Administrador Everton Bonow
  • Pró-Reitoria de Obras e Manutenção – Engenheiro Cleidi Victória Pinto
  • Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação – Professora Vanessa Rabelo Dutra
  • Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal – Administradora Cláudia Denise da Silveira Tôndolo


alt alt

Após a entrega das portarias, a solenidade foi encerrada, abrindo espaço para homenagens aos dirigentes que deixaram os cargos, partindo de representantes de docentes, técnicos administrativos e do Conselho Superior Universitário. Representando o corpo técnico administrativo da universidade, o servidor Roger Cristiano Baigorra Machado homenageou o ex-pró-reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação, Luiz Osório Rocha dos Santos, enquanto o recém-empossado pró-reitor de Pós-Graduação e ex-diretor do Campus São Gabriel, professor Ricardo Gunski, prestou uma homenagem ao ex-vice-reitor pro-tempore da UNIPAMPA, professor Norberto Hoppen, em nome de todos os docentes da UNIPAMPA e do Conselho Universitário.

A homenagem à professora Maria Beatriz Luce coube à diretora do Campus Dom Pedrito, professora Nádia Fátima dos Santos Bucco, em nome dos diretores de Campus e da Comissão Eleitoral. O representante discente Maicon Vênes Pereira e a professora e ex-pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Laura Regina da Silva Câmara Maurício da Fonseca, também apresentaram as suas homenagens. Após essas manifestações, encerraram-se as atividades do evento. Confira mais fotos da solenidade no link.

Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social (fotos por Fabrício Marcon e Sáryon Azevedo


Fonte: ACOM/unipampa

Nenhum comentário:

Postar um comentário