terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Produção e Política Cultural

                Produção e Política Cultural, uma área de formação e agora um curso ofertado na Unipampa – Campus Jaguarão, trata-se da proposta do primeiro curso de bacharelado na cidade, com forte base humanística, propiciando o egresso dentre outras possibilidade trabalhar como Produtor Cultural, ou atuar na área de Gestão de Políticas públicas, em todas as esferas governamentais e no dito terceiro setor em organizações não governamentais. O curso com sólida formação teórica aliado a práticas nos equipamentos culturais da cidade, em especial no Centro de Interpretação do Pampa, assim o formado neste curso terá base suficiente para ingressar nos mais diversos programas de Mestrados, sejam teórico ou profissionalizante. Convém dizer que o Plano Nacional de Pós Graduação 2011 – 2020, elaborado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior aponta a Cultura entre uma das áreas prioritárias para programas de Mestrado e Doutorado, apontando assim para a constituição de um campo de pesquisa emergente.
                A proposta integra a proposta de inovação em dentro do ensino público brasileiro, que no última avaliação do Instituto Nacional de Pesquisas, atribuiu a nota 4 a Unipampa, em um máximo de 5, demonstrando que tal como outras instituições federais, a existência de professores mestres e doutores com dedicação exclusiva, aliado a estruturas novas e com sua consolidação e expansão em andamento geram o sentido maior da universidade que além do ensino trabalha também pesquisa e extensão em diversos projetos que normalmente contam com estudantes bolsistas que ampliam sua visão sobre a universidade e a sociedade, além de passarem por situações que exigem  significativa responsabilidade nestas atividades que auxiliam no amadurecimento do educando. A Unipampa conta ainda com uma política de assistência estudantil, mas que atende com alguns programas de apoio o estudante que comprovar necessidades na área de assistência estudantil.
                Ainda sobre Produção Cultural cabe citar a definição Guia das Profissões, edição 2011 da editora Abril “São o planejamento, a elaboração e execução de projetos e produtos culturais, considerando critérios artísticos, sociais, políticos e econômicos. O produtor cultural cria organiza projetos artísticos e culturais, como espetáculos de teatro, dança e música, produções televisivas, festivais, mostras e eventos. Ele cuida de todas as etapas, da captação de recursos à realização final, e como produtor executivo faz orçamento do projeto, define cronogramas e busca recursos para a montagem da obra”.
                Na revisa  que trata do universo das profissões, Você S/A do mês de novembro de 2011 aponta uma matéria com 30 novas carreiras no país, e uma delas é o “Curador de Arte” em que é pode ser uma das áreas do profissional que se forma na área de produção cultural.
                No próximo dia 07/01 abre o sistema ENEM SISU para o ingresso da primeira turma.
              Prof. Alan Dutra de Melo – Tecnologia em Turismo, Unipampa - Jaguarão

2 comentários:

  1. Nossa, uma grande conquista para a nossa UNIPAMPA e também para a cidade de Jaguarão, parabéns Diretora Maria de Fátima, e muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, vc está de parabéns. Acho que vou correndo para fazer este curso por aí. Beijos no seu coração e sucesso.

    ResponderExcluir