quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Nova rota direta Porto Alegre - Lisboa

SECRETÁRIA DO TURISMO PARTICIPA DE ENCONTRO COM EXECUTIVOS DA TAP

Ao lado do governador Tarso Genro, a secretária do Turismo, Abgail Pereira, participou, no início da tarde desta segunda-feira (10), de encontro com o vice-presidente mundial da TAP, Luiz da Gama Mor. Na pauta, a abertura de uma nova rota no Brasil, ligando Porto Alegre a Lisboa, sem escala. Com isso, a partir de 12 de junho — segundo estimativa da companhia aérea —, a capital gaúcha seria a décima cidade brasileira a ter ligação direta com Lisboa e outras capitais europeias, algo inédito no Estado.


"Trata-se de um momento histórico para o Rio Grande do Sul, que terá o desbloqueio das relações com a comunidade europeia, através de voos diretos de Porto Alegre com a Europa", observou o governador. Tarso Genro lembrou que a logística permitirá relações comerciais e turísticas, além da inclusão social, com a possibilidade de serem adotados programas e projetos de viagens a idosos e crianças carentes. O governador pediu para que as secretarias atuem dentro da transversalidade e sejam sócias da iniciativa, auxiliando o empreendedor a levantar possíveis entraves.

O vice-presidente mundial da TAP se disse muito feliz, por realizar um sonho acalentado há mais de dez anos. "Negociei com outros governos e cheguei a abortar o projeto. Com a visita do governador a Portugal e sua sinalização positiva, estamos agora finalmente realizando o sonho", definiu Luiz da Gama Mór, um gaúcho de Cachoeira do Sul, que atuou como diretor da Varig no Estado, antes de ir para a TAP.

A secretária do Turismo, Abgail Pereira, disse que o início das operações da empresa aérea portuguesa no Estado representará um ganho para o turismo e se soma aos preparativos para a Copa do Mundo de 2014, onde Porto Alegre será uma das sub sedes. "A partir desse contato com a TAP passaremos a organizar, em conjunto com a Secretaria da Educação, um projeto de intercâmbio em relação às crianças e os idosos, a exemplo do Viaje Bem, adotado em nível federal", relatou a secretária. Ela já definiu uma agenda com representantes da empresa, na quarta-feira (12), onde será organizada a divulgação do Estado no lançamento do vôo inaugural da empresa.

"Para viabilizar a operação é necessária a participação do mercado de negócios, que terá mais segurança e agilidade, podendo partir para reuniões e envios de seus produtos, e o turismo", acrescentou Mór, que pretende trazer ao Rio Grande do Sul representantes do turismo da Europa e imprensa especializada, possivelmente durante o Festival de Turismo de Gramado deste ano. Após o encontro com o governador, o executivo ligou para a diretoria técnica da empresa para que encaminhem pedido de autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Infraero.

Também participaram da reunião com o governador Tarso Genro os secretários do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, da Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, e do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luiz Augusto Lara.

Números da TAP
O cronograma da TAP prevê iniciar o serviço no Estado no próximo dia 12 de junho, com quatro vôos semanais, a partir do Aeroporto Internacional Salgado Filho, saído às 21h45min. O voo de retorno de Portugal está previsto para às 9h, operando com as aeronaves: A330, A340 ou A310, dependendo da necessidade e demanda. A TAP voa para 65 destinos em 31 países e tem, em média, mais de 1.850 voos por semana.

FONTE: SETUR - RS
Postado por Elisangela Barcellos - Turis

http://turismoemjaguaraors.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário