domingo, 30 de janeiro de 2011

Marcha Estadual Zumbi dos Palmares



Porto Alegre, 29 de janeiro de 2011.
Companheiros e Companheiras.(Favor fazer chegar a outros contatos,pois não temos todos os endereços da militância).
Desde 2005, iniciamos um processo de construir a Marcha Estadual Zumbi dos Palmares, como um momento de unidade e presença dos vários seguimentos e pensamentos do movimento social negro gaucho. Um momento onde os negros e negras e não negros praticantes das mais diversas religiões, associações, clubes, entidades, partidos políticos e etc..., pudessem manifestar nas ruas da Capital de nosso Estado o que o povo negro vem construindo nestes mais de 500 anos de descobrimento do Brasil.
Destes 510 anos, mais de 300 anos foram de um período de exploração da escravidão para com este povo trabalhador e estamos a apenas 122 anos de convivência de uma abolição que ainda não contempla o nosso povo, por mais que mostremos os nossos valores e competência.
Portanto, depois que Oliveira Silveira e seus companheiros, lá na década de 70, nos apresentaram uma data para contrapor o 13 de maio, nós, tornamos a data da morte do filho de “Sabina”, sobrinho de “Ganga Zumba” e “Gana Zona” e neto de “Aqualtune”, filha de Rei no Congo, que viveu no século XVII e que comandou um exército de dez mil homens, como nossa data de reflexão e da consciência negra em nosso país.
Hoje uma das grandes demandas, entre tantas, do movimento social negro de nosso Estado e País e transformar a data de 20 de novembro com “Feriado Nacional em Homenagem a Zumbi dos Palmares”.
Mas para isto, precisamos construir “unidades”. Durante 364 dias, precisamos trabalhar forte e com um objetivo na implementação das políticas públicas afirmativas e de inclusão de nosso povo por um todo.
Mas precisamos sim, no dia 20 de novembro, “Dia da Consciência Negra” estarmos juntos e irmanados marchando juntos para comemorar o que for para comemorar e denunciar aquilo que ainda não nos contempla como povo trabalhador deste Estado e País.
Para tanto, estamos dando o inicio a construção da articulação e mobilização da construção da Vª Marcha Estadual Zumbi dos Palmares. Nosso interesse e neste ano realizar pelo menos 04 ou 05 Seminários que ajudarão na construção da presença de vários municípios neste evento de unidade do movimento negro gaúcho.
Nossa intenção e dividir o Estado em pelo menos 05 micro regiões e construir com os parceiros Coordenações Regionais que possam ajudar a mobilizar e a criar as condições de presença de muitos parceiros na Marcha Estadual. Sabemos que a tarefa não será muito fácil, mas com ética e construção coletiva, teremos uma grandiosa vitorio sobre aqueles que não querem a nossa unidade.
Para tanto, propomos e esperamos que até o final do mês de abril, tenhamos realizado todos os Seminários e tirado os encaminhamentos relativos às demandas da Marcha.
Nosso primeiro Seminário será no dia 25 de fevereiro, no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Estado e os Companheiros de Cachoeira do Sul já se colocaram a disposição de realizar outro Seminário Regional, conforme cronograma abaixo.
Ficamos no aguardo de quem mais possa ajudar a organizar em outras regiões. Assim que forem sendo fechados os Seminários Regionais, vamos divulgando na página oficial da Marcha Estadual Zumbi dos Palmares – www.marchazumbiRS.blogspot.com – e no Grupo marchazumbiRS@yahoogrupos.com.br criado para socializar e facilitar a comunicação entre todos os parceiros interessados.
Asé.
Atenciosamente,
JOSÉ ANTONIO DOS SANTOS DA SILVA
Membro da Coordenação da Marcha Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário