terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Seminário Para Professores Ingressantes


No dia em que a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) comemora três anos de sua criação, pela lei 11.640 de 11 de janeiro de 2008, dirigentes e professores reuniram-se em Bagé para o Seminário de Professores Ingressantes, com o objetivo de recepcionar, acolher e apresentar a Instituição aos docentes que assumiram seus cargos na Instituição desde abril do ano passado, após o seminário anual de formação docente. A primeira manhã de atividades foi aberta com palestra da reitora, Maria Beatriz Luce, que falou sobre a Universidade no século XXI e a Educação Superior no Brasil. Logo em seguida, o vice-reitor, Norberto Hoppen e o pró-reitor de Administração, Everton Bonow, apresentaram o projeto institucional e a estrutura organizacional
A professora Maria Beatriz Luce iniciou sua fala contando ao grupo composto por novos professores e coordenadores acadêmicos um pouco da história da criação da UNIPAMPA, seu nascimento tutelado pelas universidades federais de Pelotas e de Santa Maria, e propôs o compartilhamento de conhecimentos e a reflexão sobre o que se pensa atualmente no mundo sobre as universidades e o desafio que essas organizações têm pela frente. A partir de uma crítica do sociólogo português Boaventura de Souza Santos à estrutura tradicional e conservadora das universidades mundiais, a reitora encaminhou uma reflexão sobre o papel da Educação Superior e os reflexos dessas concepções no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIPAMPA. Como bases tanto para o PDI quanto para a Educação Superior mundial, ela apresentou conceitos como cidadania, humanidade, trabalho, soberania nacional, sustentabilidade e justiça social. Ao encerrar sua fala, a professora ressaltou a importância de que todos atuem na construção de uma Universidade com currículo integrado entre Ensino, Pesquisa e Extensão, articulada com a região e com outros países
Norberto Hoppen destacou a estrutura integrada e capilarizada dos diferentes setores e atividades da Universidade em seus dez campus. “Todos têm ensino, pesquisa e extensão, e a estrutura administrativa é toda descentralizada. Vemos isso como muito benéfico em médio prazo”, afirmou. Na estrutura acadêmico-curricular, o vice-reitor ressaltou a Educação Superior integral ofertada pela Instituição, a valorização dos conhecimentos anteriores, a diversidade de cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos), a diversidade de processos seletivos (SiSU-Enem, reingresso, transferência voluntária), e a mobilidade intra e interinstitucional. O compromisso com o desenvolvimento econômico e social por meio da excelência acadêmica com relevância sócio-cultural, a extensão, a inclusão, entre outros aspectos, também foi apresentado aos novos professores.

A programação continuou à tarde com o painel Práticas Pedagógicas na UNIPAMPA: fazendo e acontecendo, com o objetivo de refletir sobre as práticas adotadas em busca da excelência acadêmica e a qualidade universitária. Depois, duas mesas-redondas procuraram aprofundar os conhecimentos acerca dos componentes didáticos da prática docente. Na quarta-feira, 12, os novos docentes assistirão à palestra “Servidor Público, Carreira Profissional e Progressão Docente” e ao painel “Desafios e possibilidades para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão”, ainda pela manhã. Para finalizar as atividades, a tarde será dedicada ao planejamento de atividades em grupos de trabalho, seguido de plenária para apresentação das conclusões obtidas.

Aline Reinhardt para Assessoria de Comunicação Social
Fonte: ACOM-Unipampa

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