terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Prefeito acompanha escavação arqueológica nas Ruínas da Enfermaria Militar


Na manhã de segunda-feira (17) o Prefeito Claudio Martins acompanhado do Secretario de Cultura e Turismo, Alencar Porto e do Diretor de Patrimônio Histórico, Alan Melo, esteve nas Ruínas da Enfermaria Militar, onde esta acontecendo o trabalho de escavação arqueológica, realizado pelo Instituto de Memória e Patrimônio, sob a coordenação dos arqueólogos, Luciana Peixoto e Fabio Cerqueira.

O trabalho que tem um custo aproximado de R$ 157 mil financiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artíistico Nacional (IPHAN) e trata-se de etapa preliminar e necessaria para a continuidade do projeto do Centro de Interpretação do Pampa. As escavaçõs que tiveram início no dia 04 de janeiro prosseguem até o final deste mês. Paralelo a isso já foram realizadas atividades de educação patrimonial em escolas e uma exposição sobre o tema na Casa de Cultura.

Durante a visitação a arqueóloga Luciana Peixoto relatou ao Prefeito que o trabalho já tem localizado estruturas da edificação que não estavam a mostra, como azulejos e outros elementos arquitetônicos. A equipe também busca evidências do forte que começou a ser construído no local antes da edificação da Enfermaria, conforme descrição existente no arquivo de obras públicas do governo do estado do Rio Grande do Sul.

A arqueóloga destacou ainda que novos elementos têm aparecido através do trabalho de história oral realizado com pessoas que conhecem ou vivenciaram as varias fases que o imóvel passou antes e apôs a sua depredação.

Para o Prefeito Claudio Martins o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto de Memória e Patrimônio é muito importante no sentido da recuperação da memória da nossa comunidade e constitui-se como um passo importante em direção a execução do Centro de Interpretação do Pampa. Cabe destacar que o trabalho deixa também reflexos econômicos no município, pois alguns empregos temporários são gerados para escavação e nesse período a equipe segue usufruindo os serviços de hospedagem e alimentação na cidade , finaliza.

www.jaguarao.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário