quarta-feira, 4 de maio de 2011

Conjunto Histórico é tombado pelo Iphan

Por: Juliana Sanches
 
Por unanimidade, os 15 representantes do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural de 2011 votaram a favor do tombamento do Conjunto Histórico e Paisagístico de Jaguarão durante reunião realizada nesta terça-feira (3), em Brasília. O processo inclui a ponte Barão de Mauá, ligação entre Brasil e Uruguai. Este é o primeiro tombamento de um monumento binacional. O Conselho Consultivo é ligado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A cidade na fronteira com o Uruguai conserva um acervo considerável de bens culturais, com edificações coloniais, ecléticas, art déco e modernistas que variam em tipologias, formas de implantação e acabamentos. O traçado viário, demasiadamente retilíneo se comparado ao das cidades coloniais brasileiras, decorre possivelmente da forte influência espanhola em seu desenvolvimento.

Outras quatro propostas de tombamento federal entraram na pauta: acervo do Museu do Trem (RJ), do Centro histórico de Belém (PA), do terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde (BA) e de 13 novos bens identificados pelo projeto Roteiros Nacionais de Imigração de Santa Catarina. Somente a do terreiro na Bahia foi suspensa porque será necessária uma avaliação arqueológica para que o processo retorne para apreciação.

Fonte: www. Diário Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário