segunda-feira, 30 de maio de 2011

Visita de Dilma ao Uruguai busca impulsionar obras de integração

A visita de trabalho de cinco horas que a presidente Dilma Rousseff fará nesta segunda-feira a Montevidéu tem na pauta de discussões várias obras de infraestrutura para reforçar a integração entre Brasil e Uruguai por estrada, ferrovia e hidrovia, segundo fontes da diplomacia brasileira.
Além de diversos acordos de cooperação nas áreas de ciência e tecnologia, Dilma pretende falar com o presidente do Uruguai, José Mujica, sobre as obras que podem aumentar ainda mais o comércio entre os dois países.
"Os dois presidentes discutirão o andamento dos principais projetos da agenda bilateral. Receberá atenção prioritária dos Presidentes o conjunto de iniciativas e obras de infraestrutura que pretendem criar novo dinamismo no processo de desenvolvimento integrado do norte uruguaio e da metade sul do Rio Grande do Sul", informa um comunicado do Itamaraty.
Entre as obras, destacam-se a construção de uma nova ponte sobre o Rio Jaguarão, a reativação da interconexão ferroviária e a implantação da Hidrovia Uruguai-Brasil, acrescenta a nota.
As obras pretendem reforçar o crescente intercâmbio comercial que transformou o Brasil no principal destino das exportações uruguaias e no primeiro abastecedor do Uruguai.
As trocas comerciais entre os dois países superaram US$ 3,1 bilhões no ano passado, com um crescimento de 19,4% em relação a 2009 e muito equilibrado, já que o superávit brasileiro é de apenas US$ 37 milhões.
Os dois presidentes também discutirão sobre obras de infraestrutura na área energética para integrar os dois países, entre as quais se conta a construção de uma nova linha de transmissão elétrica entre os dois países de 500 megawatts.
Desde que tomou posse no início do ano, Dilma deixou claro que suas prioridades em política externa seriam América do Sul, Estados Unidos e China. E esta será a terceira viagem internacional de Dilma como presidente, após as visitas oficiais à Argentina e à China.
A visita da presidente a Montevidéu, na qual ela estará acompanhada por ministros, permitirá a retomada das discussões já iniciadas na visita que Mujica fez a Brasília em janeiro.
A governante deve desembarcar em Montevidéu às 11h15 locais (mesmo horário de Brasília) e retornar ao Brasil às 16h.
A agenda de Dilma inclui um encontro fechado com Mujica no Palácio Santos, seguido de uma reunião aberta com ministros dos dois países, um almoço oferecido pelo presidente uruguaio e uma visita ao Laboratório Tecnológico do Uruguai (Latu).
Esta visita ao Latu reforçará a ênfase em ciência e tecnologia da visita da presidente brasileira ao Uruguai e servirá para anunciar a criação de um novo mecanismo para coordenar a cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre os dois países.
Entre os acordos que serão assinados pelos dois governantes, há alguns na área de ciência e tecnologia, entre os quais destaca-se a cooperação para a instalação de laboratórios de conteúdos de televisão digital e aplicações interativas no Uruguai, bem como um plano conjunto para difundir o acesso à internet banda larga.
O laboratório que Dilma pretende visitar é justamente a sede do centro de desenvolvimento de conteúdos e laboratório de televisão digital que os dois países estão impulsionando.
Mujica anunciou no ano passado a adoção no Uruguai do sistema de televisão digital brasileiro-japonês, embora seu antecessor, Tabaré Vázquez, já houvesse eleito o sistema europeu

 Fonte:http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5155768-EI294,00-Visita+de+Dilma+ao+Uruguai+busca+impulsionar+obras+de+integracao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário