sexta-feira, 27 de maio de 2011

Reunião do CONSUNI em Caçapava destaca avanços da Universidade

A 17ª reunião ordinária do Conselho Universitário da UNIPAMPA, realizada nesta quinta-feira, 26, em Caçapava do Sul, trouxe boas perspectivas para o futuro da Universidade, com projeções de crescimento, normatização de suas atividades e posse de novos membros no CONSUNI e instalação do Conselho Curador (CONCUR).
A manhã do Conselho Universitário foi dedicada às posses do Conselho Curador (CONCUR) e dos membros da comunidade externa no CONSUNI, além de ouvir sobre os andamentos do trabalho das comissões que desenvolvem o Regimento do CONSUNI, o Regimento dos campus, programas da PRAEC, Normas Gerais para Extensão, Regimento da Reitoria e o Programa Qualidade de Vida. O conselheiro Frank Martins, ao apresentar o desenvolvimento do Regimento do CONSUNI, afirmou que o documento deve ser apresentado na próxima reunião ordinária deste Conselho. A respeito do Regimento dos campus, o conselheiro Fernando Junges relatou que a proposta havia sido previamente apresentada aos diretores, os quais enviaram sugestões e, agora, a comissão finaliza o escopo e a redação do documento. Dessa forma, até a sexta-feira, 3, tal documento será repassado aos diretores para que cada campus desenvolva seu regimento, com suas especificidades, em um prazo de 60 dias, para posterior apreciação do CONSUNI
Foi aprovado o parecer dado pela Comissão de Convênios às matérias por ela analisadas, em votação em bloco. Ainda no início da manhã, os conselheiros Luiz Osório e Ana Paula Ferreira apresentaram propostas a respeito do Sistema de Planejamento e Gestão do Desempenho e sugeriram a separação de seu desenvolvimento do debate e desenvolvimento do Programa de Gestão de Pessoal, que vem sendo realizado em todos os campus e reitoria da UNIPAMPA. “A ideia original tem como base para essa gestão de desempenho o planejamento, pactuação, acompanhamento, diagnósticos e provimento de formas de ajuda, a superar dificuldades de maneira prospectiva, não retroativa. Este processo tem que ter legitimidade e isso só será alcançado com o debate” afirmou Osório
Foram repassadas, ainda, informações da Reitoria e respeito da designação de Comissão Especial para tratar da reconfiguração dos assentos do CONSUNI, o qual ficou pactuado que para tal será aguardado o regimento do Conselho. O vice-reitor Norberto Hoppen falou sobre a montagem de Comissões Superiores, e a reitora Maria Beatriz Luce falou sobre os avanços alcançados em reunião recente com o MEC em Brasília.
Fase de implantação bem vista

O Ministério reconheceu a UNIPAMPA como em plena implantação e avalia bem este processo. Com isso, possivelmente a UNIPAMPA oferecerá um número maior de matrículas do que já ofereceu em 2011, devendo alcançar, assim, em seus primeiros cinco anos de vida, mais de 12 mil matrículas. Para compreensão da importância desses índices, vale lembrar que outras universidades federais do Estado só alcançaram esses índices em 2005, com mais de quatro décadas de funcionamento. A comunicação levou à troca entre os conselheiros de ideias e comunicações a respeito do futuro da Universidade, planos de expansão, entre outros.
Durante a tarde, os conselheiros realizaram um debate a respeito do Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico (PBDA), além de outras bolsas de auxílio estudantil, além de outros debates que fizeram parte das informações gerais do conselho, manifestou-se a respeito de encaminhamentos futuros a respeito do adicional de penosidade e fez encaminhamentos para a próxima reunião.
Aline Reinhardt para Assessoria de Comunicação Social.
Fonte: ACOM UNIPAMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário