terça-feira, 3 de maio de 2011

Convite para Conferência Prof. Dr. Fábio Faversani (UFOP)

‏LEIR promove palestra sobre Agrippina minor e o Império Romano

O curso de História e o Ciclo de estudos do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR-UNIPAMPA), do Campus Jaguarão, convidam a todos os interessados para assistirem a palestra “As leituras de Agrippina minor, em seu tempo e no nosso”, a ser realizada pelo professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto e pesquisador em História Antiga, Fábio Faversani (LEIR- UFOP). A palestra será realizada na quarta-feira, dia 4, às 14h30, na sede do Campus.
O palestrante visita Jaguarão a convite do LEIR-UNIPAMPA, o qual faz parte de uma associação de sete universidades públicas (USP, UFES, UFG, UFOP, UFRB, UNESP-Franca, UNIPAMPA, Unirio e UFTM) em torno do propósito comum de estimular o ensino, a extensão e a pesquisa especializada sobre o Império Romano.
A palestra é direcionada aos alunos do curso de História e à comunidade acadêmica e local, e durante ela será debatida a figura histórica de Agrippina minor (irmã de Calígula, esposa de Cláudio e mãe de Nero). Ligada de forma tão próxima a três imperadores, ela tornou-se uma importante personalidade e recebeu amplo registro nas fontes textuais e arqueológicas de seu tempo. Neste sentido, o desenvolvimento dos debates em torno da questão de gênero no tempo presente continua ainda a trazer novas perspectivas também para o estudo da Antiguidade. Quais seriam os limites, se é que eles existem, para a transposição de problemas contemporâneos para o mundo antigo? Conforme os organizadores, esta questão e o estudo sobre personagens femininas para além das relações de gênero serão alguns dos focos desta palestra.
Sobre o palestrante
Fábio Faversani
é graduado e pós-graduado na Universidade de São Paulo, com Pós-Doutorado na Universidade de Oxford (2003) e fez estágios de pesquisa no Institute of Clasical Studies Library, School of Advanced Studies, University of London; na Bibliothèque Gernet-Glotz, École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e na Bereichsbibliothek Altertumswissenschaften, Ruprecht-Karls Universität Heidelberg. É professor adjunto do Laboratório de Estudos sobre Império Romano da Universidade Federal de Ouro Preto.

Fonte: Coordenadores do LEIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário