terça-feira, 12 de julho de 2011

Obrigada Alexandre!

Historiador visitou FURG para conhecer scanner de documentos
 Na última terça-feira, 21 de junho, o historiador do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Alexandre dos Santos Villas Bôas, realizou visita técnica ao Laboratório de História, Imagem e Som (LAHIS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Na ocasião, a coordenadora do Laboratório, professora Júlia de Matos Silveira, apresentou o funcionamento do Scanner planetário, equipamento de digitalização de documentos e mapas. Ela descreveu a funcionalidade e as diversas possibilidades de aplicação desta tecnologia, principalmente na preservação de documentos antigos que, devido ao estado de deterioração, seriam perdidos se não houvesse este tipo de ação.

Ainda foi realizada uma atividade prática de digitalização de alguns periódicos da Biblioteca Pública da da cidade de Rio Grande, permitindo verificar o alto grau de fidelidade e velocidade do processo, quando cópias do documento são armazenadas para posteriormente serem editadas através do software próprio do equipamento.

A intenção desta visita foi a de adquirir conhecimento técnico para avaliação da possível aquisição do scanner planetário pela UNIPAMPA. O primeiro trabalho desse equipamento seria digitalizar a documentação do Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão, que já mostrou interesse de firmar convênio com a Universidade para este fim, e posteriormentese poderia trabalhar com outras entidades que possuam a guarda de documentação histórica nas regiões de abrangência dos diversos campi da UNIPAMPA.

Rogério Savian para Assessoria de Comunicação Social 
Fonte; ACOM/UNIPAMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário