quarta-feira, 13 de julho de 2011

UNIPAMPA presente na VII Reunião de Alto Nivel da Nova Agenda de Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço

Chegamos cedo a Montevidéu, estava muito frio, saímos a caminhar pelas ruas desta linda cidade. Apreciamos sua arquitetura, nos deliciamos ao observar nas tradicionais confeitarias e cafés o despertar de seus moradores enquanto esperávamos o horário do evento. O que nos fez lembrar da entrevista de Eduardo Galeano que diz: Montevidéu é uma cidade em que podemos ainda caminhar. E caminhamos apreciando cada detalhe que podíamos contemplar com nosso olhar.
Encantamo-nos com o prédio do Mercosur, onde foi realizado o encontro antigo Hotel Cassino localizado próximo do belo parque “Enrique Rodó”. No intervalo do almoço paramos para apreciá-lo deixando-nos levar por uma aprazível sensação de liberdade, visto que estamos de frente para o mar. Posteriormente o cônsul Daniel nos disse que este cenário é o local mais democrático de Montevidéu e por conseqüência o mais tradicional.
Na reunião realizada pela manhã fomos recepcionados com a usual simpatia e elegância do cônsul do Uruguai no Brasil, Daniel Bota, bem como por outro importante interlocutor nas discussões que envolvem a problemática da fronteira, o vice-cônsul do Brasil Sergio Antonio Ribeiro dos Santos.
Outras importantes autoridades estavam presentes e também a Comissão Informal dos presidentes e membros da Comissão Mista para o desenvolvimento da Bacia do Rio Quaraim. Os temas abordados foram: saúde, escolas binacionais, educação; estrangeiros brasileiros no Uruguay e uruguaios no Brasil ; segurança; carta da fronteira e Seminário Brasil x Uruguay. Destacou-se a importância do processo de integração e cooperação entre Unipampa e Udelar.
A agenda da tarde segue com a reunião do Comitê Binacional de Intendentes e Prefeitos de Fronteira, na qual estava presente o prefeito de Jaguarão Claudio Martins, que na sua fala salientou a importância da distribuição dos recursos para a inclusão do saneamento no PACII, saúde, escola binacional e chamou atenção para a relevância da Carta da Fronteira e das políticas publicas para a cultura. Salientou o trabalho da Unipampa como parceira na caminhada para o desenvolvimento da fronteira nominando a presença da diretora do campus de Jaguarão. Além destes constaram na pauta as seguintes questões: hidrovia, saneamento, segurança, cultura e a importância da criação de um Centro de Informação na Fronteira.
O conceito de fronteira foi considerado um tema de interesse nacional, numa perspectiva de ação política. O reitor da Universidade Federal de Pelotas, Cesar Borges falou do projeto na área de conservação e restauro para jovens carentes desenvolvido na fronteira de Santana do Livramento com Rivera.
No dia 07 na sequencia a agenda do evento foi dado prosseguimento às temáticas com a discussão organizada em grupos. Participamos do grupo de educação e do grupo de trabalho que está discutindo a hidrovia do Mercosul. Este grupo considera importante tratar o turismo numa perspectiva que objetiva ordenar e disponibilizar a documentação histórica vinculada a Lagoa Mirim em ambos os países. A próxima reunião de trabalho do grupo que discute a hidrovia deve acontecer no mês de setembro deste ano na cidade de Treinta Y tres no Uruguay.
No grupo de Educação estabeleceu-se importantes parcerias com a Universidade do Uruguay. Estavam presentes além da Unipampa, outras instituições: UDELAR, UFPel, IFSUL, FURG, URGS e UNB. Destacamos a participação da nossa reitora a professora doutora Maria Beatriz Luce. Ao final do dia e das discussões foram redigidas as atas a serem apresentadas na plenária do dia 08.
O encerramento do evento que ocorreu no dia 08 de julho deu-se com a apresentação plenária dos grupos temáticos de trabalho.
Maria de Fatima Bento Ribeiro e Alan Melo da Unipampa Campus Jaguarão.


Fotos do Evento:
Alan Melo - Prédio Mercosur


Maria de Fatima Bento Ribeiro- Parque Enrique Rodo

Um comentário: