sábado, 16 de julho de 2011

Parabéns pelo Bicentenário da Rainha da Fronteira..

Sessão Solene na Câmara Federal marca homenagem aos 200 anos de Bagé

Aconteceu na manhã desta terça-feira (12 de julho) na Câmara Federal, em Brasília, a Sessão Solene em homenagem aos 200 anos de Bagé. O ato foi proposto pelo deputado federal bageense Afonso Hamm (PP), que presidiu a Sessão. Foram chamados para compor a mesa dos trabalhos o prefeito Dudu Colombo, a senadora Ana Amélia Lemos (PP) e Ronaldo Teixeira, representando o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. A programação foi transmitida ao vivo para todo o Brasil pela TV Câmara.
Hamm fez um discurso ressaltando pontos importantes da história da cidade: “A nossa homenagem faz a distinção de 200 anos do meu município de origem”. Ao fim de sua manifestação, Hamm ressaltou que “essa é a Bagé que eu amo, luto e que eu quero ver sempre melhor, por isso serei sempre um parceiro desse município“.
O deputado Osmar Terra (PMDB) relembrou o tempo em que foi secretário de saúde do Estado e a relação com a Rainha da Fronteira. É uma cidade muito dinâmica em todos os sentidos. Vivi isso enquanto secretário de saúde e passei a admirar mais ainda os bageenses. Tudo o que foi construído em Bagé merece a nossa homenagem e os nossos parabéns. Bagé é muito importante para o futuro do Rio Grande”.
Ana Amélia ressaltou a participação do município no crescimento do Rio Grande do Sul: “Estamos falando de uma cidade de muita vitalidade política, econômica e social. 200 anos não são 200 dias, são dois séculos que merecem ser comemorados com a iniciativa de resgatar a história e ressaltar o trabalho de pessoas que contribuem com o desenvolvimento do município que é fundamental para o Rio Grande do Sul. Senti orgulho quando cheguei em um restaurante em Bagé que me ofereceu vinho local de excelente qualidade, que eu considero um dos melhores do nosso estado”, recordou a senadora gaúcha.
O deputado Alceu Moreira (PMDB) por sua vez salientou vários pontos positivos da cidade: “Ninguém pode ser tão gaúcho quanto o povo bageense. É o quinto município mais antigo do Rio Grande do Sul que tem uma expectativa de vida de 71 anos e taxa de analfabetismo abaixo de 5%. Por tudo isso a Rainha da Fronteira merece toda a atenção, tendo em vista a importância política, histórica e econômica. Entrar em Bagé é entrar na porta aberta da alma gigantesca do Rio Grande“, enfatizou.
O Deputado Ronaldo Zulke (PT) destacou a construção do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE). “Bagé é um pólo agropecuário, berço de cavalos crioulos, cidade com três universidades e mais um instituto federal, sendo também um pólo cultural, uma cidade que merece o nosso reconhecimento e a nossa homenagem. Mas Bagé também é um município moderno porque é um dos poucos que tem um Plano de Desenvolvimento Econômico, composto com a participação da comunidade”, ponderou.
O deputado Ônyx Lorenzoni (DEM) destacou a hospitalidade da Rainha da Fronteira e de sua população: “Chegar em Bagé dá um sentimento de chegar em casa. A hospitalidade é uma marca indelével não apenas de quem a visita, mas daqueles que tem o privilégio de conviver com os bageenses. Essa é uma marca verdadeira construída ao longo de anos”, falou.
O deputado José Luís Stédile (PT) falou sobre o desenvolvimento que o município busca. “Vejo pessoas que saíram e querem voltar para Bagé, que é uma cidade de iniciativas, que tem a fruticultura, vitivinicultura e é um exemplo na saúde e na educação. Bagé não ficou parada no tempo e buscou a evolução através de outras formas de sobrevivência que não só a agropecuária”, manifestou.
Ronaldo Teixeira expôs os momentos de aproximação entre o governador Tarso Genro e o município. “Relembro que foi exemplar a mobilização de cidadãos e cidadãs na busca de uma solução para a área educacional da fronteira. Foi então, que conquistamos a Universidade Federal do Pampa”, salientou Teixeira lembrou a luta para combater a violência na região de fronteira, em especial o abigeato. “Bagé se tornou assim referência na educação e na segurança pública. Por isso merece todas as homenagens.”
O presidente da Câmara de Vereadores, Sílvio Machado, disse estar orgulhoso em ser filho de Bagé e a surpresa preparada pelo destino em presidir o Legislativo no bicentenário da Rainha da Fronteira enquanto Dudu comanda o Executivo. “Parabéns prefeito, porque estás cuidando com responsabilidade e carinho de Bagé e dos bageenses”, manifestou.
Dudu Colombo agradeceu a homenagem. “Este é um momento de grandiosidade para todos nós. Todos os que aqui se pronunciaram trouxeram um conjunto de informações importantes que compõem a história da nossa Bagé. A realidade hoje é virtuosa e muito positiva, são muitas as conquistas. O nosso agradecimento porque todas as oportunidades de crescimento temos encontrado no Governo federal, na Câmara Federal e no Senado. Parabéns Bagé, obrigado a todos”, ressaltou, emocionado, o prefeito.
Após o discurso, Dudu entregou ao Presidente da Câmara Federal, Marco Maia (PT), o Plano de Desenvolvimento Econômico de Bagé. Já o chefe do Executivo bageense recebeu como presente de Maia uma coleção completa de livros do artista plástico Cândido Portinari.
Como lembrança do evento, foi entregue a cada um dos presentes um doce com a marca do Bicentenário. Os músicos bageenses Tiago Cesarino e Alessandro Vaz Mattos interpretaram as canções “Terra Boa” e “Corda de Espinhos”, representando os talentos artísticos locais. Na ocasião o Deputado Afonso Hamm destacou que esta foi a primeira vez que músicos tiveram permissão para se apresentar em uma sessão solene na Câmara Federal. Para encerrar a atividade, a cantora Maria de Lourdes Vieira interpretou os hinos de Bagé e Rio Grandense.

Fote: http://www.glecioacegua.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário